Os nossos apartamentos estão equipados com um grande número de electrodomésticos dependentes da rede. São chaleiras comuns, fornos de microondas, TVs, condicionadores de ar e assim por diante. Todos esses itens são pensados para facilitar nosso trabalho, e pelos benefícios que recebemos, é claro que devemos pagar. Nesse caso, temos que pagar por um uso enorme de eletricidade, que às vezes atinge bastante o bolso.
Hoje em dia, há um grande número de recomendações úteis que ajudam a economizar eletricidade. Todos eles não são difíceis, mas para um bom resultado levarão tempo. Além disso, reduzir o uso de energia elétrica, além de economizar o orçamento, tem um efeito positivo em:
- reduzir a quantidade de emissões nocivas ao meio ambiente;
- redução da intensidade energética da economia estadual;
- aumenta a praticidade no quarto;
- economia de energia para as gerações futuras.
Maneiras comprovadas de economizar energia no apartamento
- No caso de utilização de equipamento doméstico, deve seguir as instruções. Por exemplo, se uma geladeira for colocada ao lado de um fogão ou de aparelhos de aquecimento, os custos de energia aumentarão várias vezes, pois o aparelho terá que trabalhar muito para manter a temperatura desejada. O mesmo pode ser dito sobre aqueles momentos em que você coloca comida quente na geladeira. Além disso, não se esqueça do descongelamento, porque devido à formação de gelo nas paredes do freezer, o uso de eletricidade aumenta em 15 a 20%.
- Se sair, apague a luz. Esta regra é a mais fácil e simples para economias de energia comuns. Se você continuar esquecendo de fazer isso, basta escrever um lembrete e pendurá-lo perto da porta da frente. Esta recomendação é considerada a mais eficaz.
- Limpe todas as lâmpadas. Antes de pensar em como economizar eletricidade, poucos lembram que você precisa limpar as lâmpadas do pó. A poeira pode "comer" até 20% da luz que vem da lâmpada. Portanto, não se apresse em concorrer a um novo e gastar dinheiro. Além disso, não se esqueça de todos os tons.
- Faça reparos cosméticos. Pequenos reparos cosméticos também ajudam a economizar energia. Para fazer isso, você só precisa colar papel de parede leve e deixar o teto branco. Paredes claras ajudarão a devolver até 80% de toda a luz. Quanto mais escuro o papel de parede da sala, menor a saída de luz, por exemplo, a cor preta pode fornecer apenas 9% da luz.
- Você precisa isolar a sala. Além de todas as opções acima, você pode economizar energia usando medidas de isolamento convencionais. Primeiro, isolamos as janelas selando todas as rachaduras ou trocando as janelas de madeira com vidros duplos por de plástico. Até 50% do calor pode escapar através de janelas não ajustadas. Além disso, você pode pendurar cortinas quentes e grossas nas janelas. E ainda - recomenda-se isolar a porta da frente e a loggia, bem como o chão.
- Adquira eletrodomésticos que pertencem à categoria "A". Os eletrodomésticos economizadores de energia consomem muito mais energia do que outros. A diferença pode chegar a 50%. Além disso, existem dispositivos de classe A+ e A++.
- Recomenda-se substituir a fiação antiga. Às vezes, o aumento do uso de eletricidade ocorre devido ao desgaste da fiação elétrica. Nesse caso, basta substituí-lo, pelo que você terá a oportunidade de economizar.
- Não há necessidade de deixar os aparelhos elétricos no modo "standby". Computadores, televisores são usados ativamente apenas por algumas horas por dia. O resto do tempo, eles estão em modo de espera, absorvendo eletricidade. Muitas vezes as pessoas pensam que desligar o dispositivo com o botão principal interrompe o uso de eletricidade. Mas, na verdade, esse não é o caso, e uma opção mais eficaz é desligar completamente o dispositivo da rede.
- Use telas refletoras de calor. Muita eletricidade é absorvida pelos dispositivos de aquecimento usados na temporada outono-inverno. Para reduzir seu uso, ajudarão telas refletoras de calor especiais feitas de penofol e papel alumínio, colocadas atrás das baterias. Esta opção ajudará a aumentar a temperatura da sala em 2-3 graus.
- Use lâmpadas economizadoras de energia. Uma maneira de economizar luz é simplesmente substituir as lâmpadas incandescentes por outras que economizam energia. E, embora o preço dessas lâmpadas seja mais alto que o normal, elas durarão muito mais tempo. Como essas lâmpadas não aquecem, a energia usada é para iluminação. O período operacional médio é de três anos, e a economia por ano com o uso de uma família de três é significativa.
A Internet está cada vez mais anunciando dispositivos que ajudam a economizar energia elétrica. Transformadores, interruptores operando automaticamente ou remotamente, etc. ajudam a economizar energia em mais de 10 vezes. A sua eficácia reside na possibilidade de programar o apagão por um determinado período.
Tradicionalmente, o temporizador tem limites especiais de 10 segundos a 10 minutos. Além disso, esses dispositivos são equipados com microfones e sua inclusão é realizada em qualquer som específico.
É possível instalar interruptores crepusculares que reagem ao início da escuridão. Hoje em dia, economizar energia elétrica não é uma tarefa difícil e depende apenas do desejo de cada pessoa. Além dos métodos acima, sem dúvida, existem outras maneiras de economizar eletricidade no apartamento.